Junta de Freguesia de Turiz

Associações e Grupos

Grupo Folclórico de Santa Maria de Turiz

O Grupo Folclórico de Santa Maria de Turiz foi fundado em 2004, tendo a sua primeira atuação ocorrido no dia 12 de dezembro. Atualmente é constituído por cerca de 50 elementos, com grande participação da juventude.

Os trajes que usa refletem a realidade socioeconómica da região baixo-minhota, aqueles que eram usados na Boda ou em dias de Festa e nas Romarias e depois deixado para a mortalha; os das Lavradeiras usados nas Feiras e os do dia-a-dia usados no trabalho mais árduo, o de trabalho rural ou de uso comum.

Nas danças e nos cantares, na sua grande maioria estão bem patentes a garridice, a alegria e toda a genica do povo do Minho, para onde as gentes de Turiz estiveram sempre voltadas, enquanto noutras estão bem marcadas, a dolência, a graciosidade e a beleza das danças e dos cantares de uma zona caracterizada por uma agricultura florescente e com extensões consideráveis de montanha que completam a harmonia paisagística.

O grupo tem procurado cumprir os propósitos inicialmente traçados no sentido da busca, salvaguarda, estudo e divulgação de todos os aspetos da herança cultural popular do espaço em que se insere, a sub-região do Cávado, situada em pleno coração do Minho.




Descarregue aqui a APP GESAutarquia,

© 2023 Junta de Freguesia de Turiz. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia